Você tem medo de errar na maquiagem?

Olá maquiadora, tudo bem?


Você se sente insegura na hora de atender uma cliente ou até mesmo a noiva? Ou quando vai treinar aquela técnica que você aprendeu no curso de maquiagem profissional, bate aquela insegurança, será que era assim mesmo? será que estou fazendo certo?

Eu quero te dizer o seguinte: Fique tranquila, que isso é algo normal e que acontece com todas nós maquiadoras, isso mesmo, eu me sentia muito insegura no começo e ainda hoje me sinto um pouco, isso faz parte de nós, afinal de conta nós somos humanos.


O que mudou foi que eu aprendi a controlar essa insegurança, esse medo, e não permito mais que eles me atrapalhem, que me impeçam de realizar qualquer coisa na maquiagem. Isso me libertou do medo de errar, não ter mais o medo de errar me ajudou a ser mais segura. Acabei entrando em um círculo virtuoso de crescimento.


Entenda que o erro vai te preparar para o sucesso.


Tenha certeza de uma coisa, você vai errar muito até conseguir acertar, o erro faz parte do processo de aprendizado. Aquele delineado perfeito vai sair sim, fique tranquila, mas até ele sair você terá que treinar muito, várias e várias vezes, e por causa disso, vai errar muito também.


Esteja preparada para essa fase de erros, onde nada parece dar certo, onde você treina, treina e não consegue chegar. Saiba que isso é normal e faz parte do seu crescimento profissional, tenha força de vontade que aos poucos você verá evolução.


Vou te dar uma dica: Tire foto dos seus treinamentos e documente cada etapa, muitas vezes não percebemos a nossa evolução e achamos que estamos paradas, sem evoluir, para evitar isso, procure olhar de vez em quando o seu começo, tenho certeza de que você irá se surpreender.


Não fique se justificando.


Pare de justificar cada erro que você comete. A maquiagem daquele treino não ficou boa?


Hummm a culpa é da modelo que não é bonita ou do produto que não era bom …. ahh se eu tivesse aquela marca de produto o resultado seria outro, por isso que a Michele consegue e eu não, é por causa do produto.


Não, não é por causa do produto, da modelo, da luz ou de qualquer outra coisa. Pare de ficar se justificando e encare o problema de frente. Primeiro entenda o problema, depois encare ele de frente e por fim resolva esse problema.


Na maioria das vezes o delineado não sai perfeito por que você não treina o suficiente, não ponha a culpa no pincel ou no delineador. E lembre-se, todos os maquiadores começaram do zero.


Entenda o problema.


São os ensinamentos que nós tiramos dos nossos erros e falhas que nos fazem crescer. Vou te dar um exemplo:


Você marca com uma modelo para treinar aquela técnica de esfumado que você aprendeu no meu curso VIP de maquiagem. Você fez a maquiagem e percebeu que o resultado não ficou do jeito que você queria, que você não conseguiu repetir o que tinha feito durante o curso comigo.


Você tem 2 escolhas, ou fica frustrada e joga a culpa em outra coisa, nos produtos, em você ou até mesmo na modelo. Ou você olha a maquiagem que acabou de fazer de maneira séria e profissional e tenta entender onde está o erro. Por que aquele dia com a Michele deu certo e agora não? O que eu fiz de diferente? ou o que eu não fiz?


Huummmm já sei o que aconteceu, a Mi sempre falava da posição correta de segurar o pincel de maquiagem, e eu esqueci disso, vou repetir a maquiagem e dessa vez eu vou segurar o pincel da maneira que ela ensinou.


Viu como uma mudança de mentalidade pode te ajudar a crescer como maquiadora? Aproveite o erro, entenda o que aconteceu, agora você já sabe que se fizer assim, ou se não fizer assim o resultado será aquele.


Não deixe o passado te bloquear.


Errou? Faz parte, se prejudicar alguém, tente arrumar na medida do possível. Tente entender o que aconteceu, entendeu? maravilha! Você evoluiu, você cresceu.


Falar assim parece ser simples, mas realmente é simples. Eu sei que falar é fácil, mas é a pura verdade, não fique remoendo erros passados, não deixe que um dia ruim te impeça de realizar os seus sonhos. Errou a técnica? faça de novo, e de novo e de novo, até você ficar satisfeita.


Esqueça o que aconteceu, guarde na sua memória apenas a parte boa do erro, que foi você identificar o motivo do erro, aprender com ele e conseguir superar aquele obstáculo.


Essas foram algumas dicas para você perder o medo de maquiar, ter mais segurança e ser a maquiadora que você sempre sonhou.


Fique com Deus


Michele Parente

Maquiadora profissional

Cursos de maquiagem profissional

Iniciante | Aperfeiçoamento | VIP | Noiva | Air brush | Online